domingo, 14 de dezembro de 2008

Educação de Baraúna precisa de um choque de gestão !

A educação de Baraúna está gerando bandidos?

Quando muitos criticam os alunos de Baraúna em razão do ridículo e vexatório desempenho na avaliação do IDEB, que apontou a cidade como detentora do menor (ou pior) índice do Brasil, fico imaginando: quem errou? O Prefeito, por ser a autoridade superior do Município? o Secretário de Educação que foi delegado pelo Prefeito para conferir os resultados almejados pela Administração Municipal? o Diretor da Escola? os professores ou os alunos?

Minha convicção pessoal é de que a Educação de Baraúna precisa de um choque de gestão, de forma urgente. Equipe dirigente com pessoas novas, preparadas, com grande bagagem de experiência, com disposição para trabalhar e dar resultados reais. Uma equipe legitimada para acabar de vez com esse faz de contas. Para não dizer, contos de fadas.

Alega-se que a educação de Baraúna é estruturada. Não concordo. Ainda não é. O aparelho educacional (conjunto estrutura e serviços) de Baraúna é um manto de vícios agregado a uma politicagem barata que penaliza na ponta, o pobre do estudante.

Estruturar é dotar uma escola de condições físicas, metodológicas e de gestão, com foco no alcance do resultado. Construir escolas e equipá-las pode gerar "elefantes-brancos" sem utilidades, acaso não se adote políticas pedagógicas condizentes.

Ou o Prefeito Aldivon, alicerçado na obrigação de superar esse grande desafio, reverte essa situação nos próximos quatro anos ou a Secretaria Municipal de Educação continuará vergonhosamente entregando à sociedade cidadãos que terminam o ensino fundamental sem sequer saber ler, escrever e resolver operações básicas da matemática.

Prefeito, a "batata-quente" da educação está em suas mãos, sob seu controle e responsabilidade. Queremos resultados positivos. Esperamos que saiba descascá-la(com sua sapiência sempre voltada a gerar resultados) e, que não deixe Baraúna se envergonhar, novamente.

3 comentários:

EDSON BARBOSA disse...

Grande Berguinho, parabens pela iniciativa. Estamos de olho acompanhando sua opinião e atentos aos acontecimentos.

Um abraço,
EDSON BARBOSA

Marcos Fábio disse...

Importante fazer referências sobre a educação de Baraúna pois estaremos contribuindo para sua melhorias, para que não só se pense no aspecto econômico(contrução de fábricas).Lí e gostei de seu artigo.
Depois poderemos apontar com mais certeza os verdadeiros culpados.

Ivanaldo Alves de Moura disse...

O problema é de Aldivon, meu, seu,nosso.
É de Aldivon pois cabe a ele nomear alguém que conheça realmente os problemas da educação, cabe ainda ao sr.Prefeito por um fim em algumas mazelas e vícios existentes na secretaria,por fim, resta ao prefeito não cair no "retrô".
O problema é de todo cidadão de bem que deseja o melhor para esta cidade.
Parabéns pelo Blog.