terça-feira, 1 de março de 2011

COLUNA: Opinião Afiada

MORANDO FORA
- O povo deveria rejeitar candidatos que morassem fora da cidade. É uma incoerência. Como alguém se habilita a administrar uma cidade que nem nela reside? Para resolver, só ver e ouvir não basta. Tem que sentir...

CHUPANDO O DEDO I
- O prefeito municipal anda aplicando dois pesos e duas medidas quando o assunto é a posse de aprovados no último concurso público. Chamou o 15o lugar de Vigilante e deixou todos anteriores literalmente "chupando o dedo". Inclusive um forte aliado político seu, Adalberto Frank, recebeu dois presentes gregos de seu prefeito em um único mês. Nem o próprio Adalberto entendeu.

CHUPANDO O DEDO II
- Enquanto isso... o prefeito bateu o pé e diz que não dá posse a outros concursados. Alega acumulação sob orientação de alguns maus assessores. Só que fecha os olhos para quase todos os seus cargos comissionados diretos (alguns bem próximos e outros xeleléus de carteirinha), que acumulam funções - há anos, no Estado e no próprio Município e, alguns, não dão nem expediente nesses outros cargos (isso é prejuízo ao erário?). Vergonhoso usar do ardil e da perseguição sobre pessoas tão indefesas !!!

REIS BRANCOS
- Gilson Professor e Geilson Medeiros deveriam demonstrar mais humildade e habilidade no trato com as lideranças políticas de Baraúna. Ausentes, cometem um grande erro quando sobem no salto e se acham os maiores líderes políticos da cidade. Não existe isso não. Líder é o povo !! Outro grave erro dos Brancos: só eles podem, não admitem diálogos bilaterais. Política se faz com respeito às pessoas, para que haja, união. Por isso, tenho notado, o projeto de Luciana Oliveira tem sofrido baixas importantes nos últimos meses e se esvazia a cada momento. Conversando com outras lideranças eles expressam a mesma percepção. Só não ver quem não quer.

ALTERNATIVA
- Não desacreditando numa saída honrada para Baraúna, mas pelos nomes que estão postos, nenhum me causa entusiasmo. Baraúna precisa de alguém menos ambicioso - para interesses particulares, mais audacioso - para fazer mudanças e, com espírito de servir. Nenhum dos nomes postos têm todas essas qualidades. Tá faltando coragem para alguém assumir que será candidato contra as atuais correntes e com condições financeiras que possa enfrentar uma campanha "pau a pau" de forma diferente e inovadora.

PENSE NISSO
- Baraúna precisa de gestores que cuidem das pessoas e não de pedras e dinheiro !!! Das pedras, a engenharia cuida. Do dinheiro, os bancos. E o povo, quem cuida ? Precisa-se de humanização para gerenciar uma cidade.

LIÇÃO POLÍTICA
- Para quem pretende fazer política comprometido com as pessoas, não pode perder de vista: fazer o bem, servir e não precisar dela (da política) para sobreviver. Não acredito em projetos políticos que tenham visão diferente.

PMDB
- O PMDB de Baraúna não é mais aquele. Deixou o brilho aluizista há anos, pelo menos por aqui. Somente alguns saudosistas restaram no Rancho do Sabiá. Todos somos testemunhas que oportunistas de eleições passadas, no intuito de se manter na política, pegaram carona na camisa verde e no galho de árvore, dizendo amar a legenda. Não precisa dizer muita coisa, pois o povo deu a resposta. Esse grande partido teve sua áurea de ouro verde em Baraúna até o finalzinho da década de 90. De lá para cá, usualmente serviu de um partido coadjuvante para projetos alheios à bandeira, infelizmente batendo esteira nas eleições municipais de 2004 e 2008. Poucos entendem pra quê tanta briga. Explicado?

NA CESTA DO LIXO
- Acho que não apenas eu, mas a grande maioria está pensando da mesma forma. Hoje podemos dizer que jogamos no lixo o voto que depositamos em 2008 para prefeito. Foi feliz quem votou no DEM em 2008. Maninho, você estava certo e os 3.334 eleitores parece que sabiam. Mas quem acreditou em um político diferente, que iria abdicar do clientelismo familiar, que poderia servir ao povo, que iria resgatar a auto-estima do baraunense, que iria colocar o serviço público para funcionar, que iria ficar distante de xeleléus... Foi decepção geral !!! Alguém discorda ?

Essa é a minha Opinião. Até a próxima !!

A coluna Opinião Afiada será atualizada semanalmente e trará minha opinião pessoal sobre aspectos políticos e sociais vivenciados na cidade.

SE VOCÊ QUER OPINAR PODE UTILIZAR A SEÇÃO DE COMENTÁRIO (ABAIXO) OU O MURAL DE RECADOS (NO LADO DIREITO)

Nenhum comentário: