quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Melão lidera lista de exportações do RN em janeiro


Melão, melão, melão e melão! Oh nome doce! A fruta tropical despontou mais uma vez como líder na pauta de exportações do Rio Grande do Norte, registrando alta de 30,7% em relação a 2011.

O melão potiguar atingiu a marca de U$ 7,1 milhões nesse ano contra U$ 5,4 milhões no mesmo período ano passado. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a recuperação foi possível graças as "poucas" chuvas em janeiro.

As exportações iniciaram o ano com comercialização de U$ 27,9 milhões em vendas, o que representa um crescimento de 50,8% em relação ao mesmo mês de janeiro de 2011 (U$ 18,5 milhões).

Em segundo lugar, aparece a castanha de caju com movimentação financeira de U$ 4,6 milhões. A produção da castanha é consumida (e muito bem consumida) pelos Estados Unidos.

O pescado, com U$ 1,7 milhão, completa a relação dos principais produtos da pauta exportadora, registrando uma variação positiva de 9,2% em relação a janeiro de 2011.

A analise da pauta de exportação é feita pelo coordenador de Desenvolvimento Comercial, Otomar Lopes Cardoso Júnior, que acredita no cenário positivo para este ano.

Dentre os 16 principais produtos comercializados pelo Rio Grande do Norte no exterior nesse início do ano, 14 tiverem um desempenho melhor em 2012. Apenas o combustível para consumo de bordo e a cera de carnaúba recuaram nas exportações.

Marília Rocha - Pensando Economia

Nenhum comentário: