terça-feira, 1 de julho de 2014

[ TECNOLOGIA ] Ataques DDoS estão mais fáceis de executar, afirma Akamai

A empresa constatou aumento de 47% no 1º trimestre de 2014, em relação a igual período do ano passado e de 18% em relação ao trimetres anterior

Da Redação

Os ataques DDoS foram 47% mais frequentes no primeiro trimestre de 2014 do que no primeiro trimestre do ano passado, de acordo com relatório da Akamai Technologies. O estudo Prolexic Quarterly Global DDoS Attack Report (Q1-2014) também revelou um aumento de 18% na quantidade de ataques em relação ao trimestre imediatamente aterior. "A inovação no mercado DDoS está resultando em ferramentas que infligem mais danos com menos recursos", afirma o relatório.

"Em vez de usar uma rede de computadores zumbis, os mais novos kits de ferramentas DDoS abusam de protocolos de Internet que estão disponíveis em servidores e dispositivos abertos ou vulneráveis. Acreditamos que esta abordagem pode levar a Internet tornar-se uma botnet pronta para uso por parte de agentes mal-intencionados", alerta Stuart Scholly, vice-presidente sênior e gerente geral de Segurança em Akamai Technologies. Os protocolos mais vulneráveis, segundo ele, são o CHARGEN, o NTP e o próprio DNS.

Durante o primeiro trimestre de 2014, a Akamai observou tráfego de ataque proveniente de 194 países. Na variação trimestral, foi observado um leve aumento no volume de ataques originados no Brasil (3,2%). Veja, na imagem abaixo, os países onde foram registrados o maior aumento de ataques.

akamai201

akamai22

akamai202

Akamai23

A porta 5000 foi a porta de destino mais visada na China, Brasil, Turquia e Coréia do Sul. E a porta 445 foi segunda porta mais visada nos Estados Unidos, Brasil e Coréia do Sul.


Fonte: See more at: http://cio.com.br/tecnologia/2014/06/30/ataques-ddos-estao-mais-faceis-de-executar-afirma-akamai/#sthash.hrL36Sng.dpuf

Nenhum comentário: